Olá gente! Tudo bom?

Venho hoje aqui no blog, conversar um pouco com vocês sobre o que é, pra que serve, o que corta, a nossa amada Silhouette.

Pode parecer básico, mas pra quem está começando agora, é uma dúvida natural e as vezes com tantas informações, podem até se confundir.

Antes de comprar minha Sil (chamamos a Silhouette carinhosamente de Sil rsrsr), pesquisei e namorei ela por quase 1 ano.

Pesquisei outras máquinas de corte também, mas o que me fez decidir por ela, foi principalmente a facilidade de utilizar imagens diversas para corte, além de imagens compradas, poderia rastrear minhas próprias imagens e desenhar meus próprios projetos!

Não existiam tantos blogs em português e informações como hoje temos na internet. Então muita coisa foi dos sites americanos mesmo que pesquisei e aprendi.

Me apaixonei logo de cara por ela! Tirei ela do pacote e chorei de tanta emoção (acho que com a maioria das meninas – e ultimamente meninos também – foi assim rsrsr).

 

Foi o inicio de uma outra fase na Pra ti.Bem feito! Abaixo foto da caixa e dos meus primeiros recortes…

IMG_2345_1IMG_2351_1 IMG_2353_1 IMG_2354

Bom, ela é um mini plotter de recorte (ferramenta de corte eletrônico para uso pessoal).

O fabricante da Silhouette chama-se Graphtec, produtor de plotters robustas e de alta qualidade.

Corta diversos tipos de material, como: papel de várias gramaturas (já cortei um pouquinho mais, mas no programa indicam até  285g/m²), cartolina, vinil adesivo, tecido, transfers e muitos outros materiais (não indicam cortar feltro viu gente).

 

O kit básico da Sil com base de corte e lâmina, está em torno de R$990,00 a Portrait e  R$1.600,00 a Cameo Versão 2, que estamos chamando de Cameo 2 .

Explicamos abaixo a diferença entre elas.

Se quiserem podem utilizar o cupom de desconto mairasil pra ter um desconto especial na aquisição da sua!!!

022

Hoje, existe para venda a  Cameo 2 (existiram alguns modelos anteriores que não são mais comercializados) e a Portrait.

Elas cortam os mesmos materiais, o que difere é a largura que cada uma pode comportar.

A Cameo, corta materiais de até 30,5cm de largura. A Portrait, 20,5cm.

A Cameo tem algumas diferenças no design:

cameo-frente_1_

JPEG SITE_maior

Masss, nenhuma delas imprime, elas somente cortam. Devemos utilizar uma impressora convencional para imprimir nossos projetos, com as devidas marcas de registro, para que a Silhouette possa, através de seu sensor laser, detectar estas imagens  e realizar o corte seguindo o contorno destas imagens, criando assim rótulos, etiquetas adesivas, moldes de embalagens e o que mais você desejar. Basta retirar a impressão de sua impressora, colocar na Cameo ou Portrait e fazer os ajustes com o Software Silhouette Studio, que acompanha a Silhouette gratuitamente (http://www.silhouetteamerica.com/software/silhouette-studio).

Ah, você pode baixar o programa no link acima, mesmo sem ter comprado a máquina ainda, pra ir aprendendo e se habituando com ele 😉 .

Se quiser fazer um curso online com todas as dicas e passo a passo sobre o manuseio da máquina, software e materiais de apoio, CLIQUE AQUI.

 

Quando a gente compra uma Silhouette, no kit básico, vem uma base de corte, onde colocaremos o papel para corte posterior e uma lâmina. Sempre indico além do kit básico, adquirir mais uma lâmina e uma base sobressalente. Para você não ficar à ver navios caso ocorra algum contratempo. Os materiais são resistentes, mas quando a gente está começando o aprendizado, pode não utiliza-los da melhor maneira possível. Ah, é bem interessante também, adquirir um gancho e uma espátula. Vai ajudar muito quando o recorte tiver vários detalhes e para tirar os pedacinhos de papel da base (a espátula pode ser uma mais comum também 😉 ).

hook tool-03

conjunto-de-lmina-silhouette-cameo-9801-MLB20021567275_122013-O lamina_para_tecidos_2_2_

Existem duas cores de lâmina, a preta tradicional e a azul. Elas são iguais, tem a mesma função, a única diferença realmente é a cor.

Ai você me pergunta, mas Maira, então pra que ter duas cores???

Assim como fazemos com as tesouras, que quando usamos a mesma para cortar materiais diferentes, reduzimos a vida útil da lâmina, assim acontece com a Silhouette.

A lâmina azul, é destinada para não ser confundida com a tradicional e cortar somente tecidos.

Aqui no ateliê, não cortamos muito tecido, então temos uma lâmina azul, para cortar somente adesivos.

12_inch_cutting_matBase_recorte_30x60_SerilonShopcut-mat-9_1

A base de corte, para Portrait, tem que ser no tamanho especifico, pois ela é limitada neste quesito.

Na Cameo, a base de corte mais comumente utilizada, é a de tamanho 30x30cm. Mas também pode-se utilizar a 30x60cm.

 

Para quem quer conhecer um pouco dos nossos trabalhos utilizando a Sil, é só dar um pulinho nos álbuns da nossa fanpage: https://www.facebook.com/pratibemfeito

 

E se quiser aprender tudo que essa máquina pode te oferecer, temos um curso virtual, que te ensina com detalhes todo o manuseio e utilização do software AQUI.

 

Bem gente, existem algumas variações mais detalhadas das bases e muitos outros materiais que podem ser utilizados com nossa máquina, mas em cada post falarei um pouco sobre cada curiosidade, material, etc.

 

Então, vou esperar por você no nosso próximo post.

Bjoks, Maira.