RESOLVEMOS COMPARTILHAR UM POUCO DO QUE PASSAMOS, PARA DE ALGUMA FORMA AJUDAR QUEM AINDA VAI PASSAR POR ESSE SUSTO….

O que é um sopro?

Sopro é o ruído do fluxo sangüíneo auscultado no tórax com um estetoscópio. Este som não é necessário que corresponda a uma anormalidade, e lembra o som de água saindo de um cano. O fato de se ouvir um sopro não significa que há uma doença no coração. Não se deve confundir sopro com cardiopatia.

Existem sopros que são chamados de inocentes, que são encontrados durante o exame físico da criança e não significam doença, além de não requererem qualquer tratamento. Outros sopros são chamados de patológicos, estes são decorrentes de alterações na estrutura do coração, ou seja, são causados por um defeito cardíaco que pode ser congênito (nascer com a pessoa) ou adquirido ao longo da vida.

Como ocorrem os sopros?

O som geralmente é resultado de um fluxo turbilhonar barulhento no coração. A turbulência pode estar quantitativamente normal, mas a variação pessoa a pessoa da acústica do tórax, pode aumentar a intensidade do ruído , fazendo com que o ruído do fluxo de sangue normal do coração seja audível. Em algumas situações, o aumento da turbulência acontece devido a problemas que envolvem o coração de maneira secundária, como por exemplo a febre e a anemia, que aumentam a freqüência e a intensidade do batimento cardíaco e podem provocar sopros inocentes.

Já os ruídos patológicos são provocados por alterações da estrutura do coração, como a presença de comunicações anormais entre cavidades ou doenças das válvulas, fazendo com que o sangue passe por um orifício muito estreito e faça barulho.

Em nosso meio uma importante causa de sopro cardíaco é a febre reumática, uma doença adquirida, em que há lesão das válvulas do coração, principalmente as válvulas mitral e aórtica. Esta doença ocorre em pessoas que apresentam infecções de garganta de repetição, por um germe chamado estreptococos, e na sua evolução pode ocorrer inflamação e destruição parcial das válvulas cardíacas. (http://www.babycor.com.br/sopro.htm)

 

NA HORA Q O MEDICO DISSE Q A BIA TINHA UM SOPRO CARDÍACO, FIQUEI MUITO NERVOSA…
E UM DOS PRIMEIROS PENSAMENTOS Q TIVE ERA Q A CULPA FOSSE MINHA, DE ALGO Q EU FIZ NA GESTAÇÃO…

CONVERSAMOS COM O PEDIATRA, COM O CARDIOLOGISTA E LEMOS SOBRE O ASSUNTO…
INFORMAÇÃO SEMPRE AJUDA NEH….

TANTO O PEDIATRA COMO O CARDIOLOGISTA DISSERAM QUE NÃO FOI NADA QUE EU FIZ NÃO
E QUE AGORA TAMBÉM NÃO PRECISAVA NEM ADIANTAVA TENTAR FAZER NADA…
NO CASO DA BIA, É UM SOPRO CHAMADO INOCENTE DE GRAU MINIMO…
MAS NÃO É PATOLÓGICO, NORMALMENTE QUANDO O SOPRO (Q É O SOM ANORMAL QUE O MEDICO ESCUTA NO EXAME) É DEVIDO A ALGUMA CARDIOPATIA, A CRIANÇA TEM DIFICULDADE DE SE ALIMENTAR E NÃO DESENVOLVE NORMALMENTE, NÃO GANHA PESO….
A BIA ESTA ACIMA DA MEDIA TANTO NO PESO COMO NO COMPRIMENTO, POR ISSO DE CARA O PEDIATRA DISSE QUE NÃO ERA GRAVE, MAS QUE PRECISAVA SER INVESTIGADO…

PRECISAMOS AGORA ACOMPANHAR PRA VER QUANDO O BARULHINHO VAI SUMIR…O QUE PODE SER DAQUI UM MES, 10 ANOS, OU NUNCA…
EM ALGUNS CASOS, SOME ATÉ A CRIANÇA FECHAR 1 ANO, EM OUTROS PODE SER PRO RESTO DA VIDA, E MESMO ASSIM NÃO SER PATOLÓGICO…
DE 50 A 80% DOS NENÉS TEM SOPRO AO NASCER, DEVIDO A VÁRIOS FATORES, MAS EM MEDIA SOMENTE 2% DOS CASOS SÃO RESULTANTES DE DOENÇA CARDÍACA GRAVE…

ALGUNS PEDIATRAS, NÃO AVISAM AS MÃES QUANDO ACHAM O BARULHINHO MUITO PEQUENO E O NENEM AINDA TEM MENOS DE 1 MES, E ESPERAM MAIS UM TEMPO PRA SABEREM SE SUMIRÁ EM 1 OU 2 MESES…
NO NOSSO CASO, A BIA ESTAVA COM DESENVOLVIMENTO ÓTIMO, MAS APESAR DE JA TER FEITO 3 MESES, O SOM DO SOPRO CONTINUOU, POR ISSO FOMOS INVESTIGAR…

O Q SEMPRE É MELHOR NEH…
ATÉ TER O RESULTADO, FICAMOS NUMA GRANDE AFLIÇÃO…
MESMO Q O MEDICO DIGA: NÃO SE PREOCUPE…

DEPOIS O EXAME, FICAMOS TRANQUILOS….

QUANDO SE TRATA DE NOSSOS PEQUENOS, TUDO É IMPORTANTE…

AGRADECEMOS DEUS POR ESTAR TUDO BEM!
NÃO SOMOS MELHORES Q NINGUEM, E ESTAVAMOS PREPARADOS CASO ELA REALMENTE TIVESSE UMA PATOLOGIA….
MAS DEUS NOS GUARDOU!

AGRADECEMOS DE CORAÇÃO AOS AMIGOS DE PERTO E DE LONGE. QUE NOS AJUDARAM COM MENSAGENS, CARINHO, NOS CONTANDO MUITAS VEZES PELO Q PASSARAM OU AINDA PASSAM…

VOCÊS SÃO 100000000000000000!!!!!!!!!!!!!!!