Brincadeiras para chá-de-cozinha, chá-de-panela, chá-bar e chá-de-lingerie

Veja as brincadeiras, imprima a lista completa.

Recorte-as e entregue as que você mais gostou para a amiga que ficou responsável por organizar o seu chá.

Caso não queira imprimir, indique o site para ela.

 

Esquentando gelo
Boa para: Divertir as convidadas
Indicada para: Chá-de-cozinha / chá-de-panela
Como brincar: Algumas horas antes da festa, a pessoa que está organizando o chá deverá encher algumas forminhas de gelo e, antes de levá-las ao freezer, colocar uma pequena peça plástica dentro de cada quadradinho. Quando todas estiverem presentes, cada uma receberá um cubo de gelo dentro de um copo plástico. Ninguém poderá tocar o gelo com as mãos ou outro objeto e nem retirá-lo do copo. A pessoa poderá apenas esquentar o copo com as mãos ou com qualquer outra parte do corpo. Quem derrubar o gelo será desclassificada e, no final, a primeira que conseguir derretê-lo e entregar a pecinha, ganha um prêmio.Sugestões de prêmios: os mesmos da brincadeira “Eu nunca”.

Dica: Lojas de material para artesanato ou peças para bijuteria são ótimas para encontrar as pecinhas plásticas.

 

Eu nunca…
Boa para: Divertir as convidadas e dar boas risadas.
Indicada para: Chá-de-cozinha / chá-de-panela / chá-de-lingerie
Como brincar: Forma-se uma roda e a organizadora da festa deverá distribuir o mesmo número de pastilhas de chocolate para todas as convidadas (M&Ms). Uma por vez, começando pela noiva, deve dizer algo que nunca fez na vida, por exemplo: “Eu nunca fumei” ou “Eu nunca fiquei com um homem mais novo”, etc. Todas as convidadas que já fizeram isso, deverão comer uma pastilha e a brincadeira segue até que todas tenham dito o que nunca fizeram. Quem chegar ao final com o menor número de pastilhas restantes ganha um prêmio.Sugestões de prêmios: sabonetes artesanais, bloco de anotações, CD, caixa de bombons, bichinho de pelúcia, raspadinha, porta-retratos, sais de banho, livrinho de mensagens, etc.

 

Enchendo o saco
Boa para: Quebrar o gelo e divertir as convidadas
Indicada para: Chá-de-cozinha / chá-de-panela
Como brincar: A pessoa que está organizando o chá deverá separar as convidadas em grupos de 5 a 8 pessoas. Cada grupo receberá uma lista de objetos variados e um saco plástico. Todos terão 1 minuto para encher o saco com os objetos listados (encontrados dentro das bolsas das participantes). Terminado o tempo, a organizadora passará de grupo em grupo para conferir e premiar o grupo que tiver o maior número de objetos da lista dentro do saco.Sugestões de objetos: calculadora, durex, foto da sogra, halls, foto do cachorro, elástico de cabelo infantil, fio dental, band-aid, caneta de duas cores, tesoura, lixa de unha, moeda de R$0,01, chaveiro de pelúcia, um convite de aniversário, um cartão postal, imã de geladeira, folheto de ofertas, fones de ouvido, etc.

 

Feitiço contra o feiticeiro
Boa para: Divertir as convidadas e dar boas risadas.
Indicada para: Chá-de-cozinha / chá-de-panela / chá-de-lingerie
Como brincar: Quando todos estiverem presentes, a organizadora da festa distribuirá papel e caneta e dirá que pretende fazer uma brincadeira com a noiva e precisa de sugestões de castigos. Cada uma deve sugerir algo e assinar em baixo. Todos os papéis serão recolhidos e lidos um a um, por exemplo: A Marcela disse que quer que a noiva cante um trecho da música “É o Amor” na janela do prédio, mas como esta brincadeira de chama “feitiço contra o feiticeiro” (isso só deve ser revelado depois que todas escreverem e assinarem) é a Marcela quem vai cantar na janela do prédio. Todas as convidadas deverão cumprir seus próprios castigos.

 

Estilistas
Boa para: Divertir os convidados.
Indicada para: Chá-de-cozinha / chá-de-panela, chá-bar ou festa para os noivos no local de trabalho.
Como brincar: Alguns dos convidados serão divididos em times de 3 pessoas e os outros, incluindo o noivo e a noiva, serão os jurados. Cada time escolhe a sua noiva e os outros serão os estilistas que terão 4 rolos de papel higiênico e 20 minutos para criar um modelo e vesti-la. Terminado o tempo haverá um desfile e, após a contagem dos pontos, os noivos premiarão a equipe vencedora.Sugestão: se vocês puderem usar maquiagem e flores artificiais, ficará ainda mais divertido!

Dica: Use 4 rolos para cada time.

 

Eu beijaria o porco
Boa para: Divertir os convidados.
Indicada para: Chá-de-cozinha / chá-de-panela ou chá-bar com a presença de amigos e colegas de trabalho.
Como brincar: Todos os convidados devem se sentar no chão formando uma roda. A organizadora da brincadeira deverá sentar-se no meio da roda e dizer: “Eu beijaria  o porco no nariz”, por exemplo. Dito isso, este porco (que pode ser de brinquedo ou imaginário) vai passando pela roda e cada convidado deverá dizer onde beijaria o  porco: “Eu beijaria o porco na orelha”, “Eu beijaria o porco na barriga” e por aí vai, sem repetir nenhuma parte. Quando o porco já tiver passado por toda a roda, a organizadora da brincadeira ordena que cada um beije a pessoa que está do seu lado esquerdo, no mesmo lugar onde ela disse que beijaria o porco. Assim, um por vez deverá executar a ordem. É diversão garantida!

 

O que você faria se…
Boa para: Dar boas risadas, divertir as convidadas e a noiva.
Indicada para: Chá-de-cozinha / chá-de-panela com bastante convidadas.
Como brincar: Corte vários pedaços de papel e em cada um deles escreva uma frase como: “O que você faria se você ficasse presa no elevador com um homem maravilhoso?” ou “O que você faria se no dia do seu casamento, seu noivo encontrasse a ex?”, etc. Vá alternando as perguntas com coisas boas, ruins e situações estranhas. Distribua os papéis entre as convidadas para que cada uma responda uma pergunta. Em seguida recolha as respostas, embaralhe e redistribua entre as convidadas.
Façam uma roda e comece lendo a sua pergunta. A pessoa seguinte deverá responder a pergunta com resposta que está no papel dela e em seguida deverá fazer sua pergunta para a próxima e assim por diante. É super divertido!

 

Batata quente
Boa para: Divertir as convidadas e dar boas risadas.
Indicada para: Chá-de-cozinha / chá-de-panela / chá-de-lingerie
Como brincar: A organizadora da festa deverá separar vários itens como: touca de banho, meia-calça colorida, máscaras (de oncinha, do zorro, de coelhinha, de mulher gato, etc), enfim, tudo que ela encontrar de baratinho e brega. Deve também escolher algumas coisas legais como: anéis, broches, fivelinhas, batom, mini buquês, etc.
Ela coloca uma música e, escondida das demais convidadas, esconde algo na caixa. A caixa deverá passar de mão em mão na roda e quando a organizadora parar a música, a pessoa que estiver com ela deverá abri-la e vestir ou usar o que estiver dentro. No final da festa as convidadas poderão levar seus “presentes” para casa. 

Sugestão: se quiserem fazer em um chá-bar e os amigos do noivo toparem participar, ficará ainda mais divertido! Comprem também alguns itens masculinos e alternem nas rodadas. Imaginem os homens usando as fivelinhas…

 

Bola de lã
Boa para: Quebrar o gelo.
Indicada para: Chá-de-cozinha / chá-de-panela ou chá-bar com a presença de amigas e amigos da noiva (maioria jovem)
Como brincar: A pessoa que está organizando o chá ficará com um novelo de lã na mão. A cada convidado que chegar será pedido que corte um pedaço da lã do tamanho que quiser e guarde. Os convidados não deverão saber para que será usado esse fio até que todos estejam presentes e com seus respectivos pedaços em mãos.
Forma-se um círculo com as pessoas presentes e a anfitriã irá explicar a brincadeira: cada um terá que se apresentar e dizer alguma coisa sobre a noiva ou sobre os noivos enquanto enrola todo o pedaço de lã no dedo (como se conheceram, uma situação engraçada que passaram juntas, um momento importante, etc).
Quem pegou o maior pedaço terá que se virar para falar até terminar de enrolar tudo.

 

Bingo de casamento
Boa para: Passar o tempo e divertir as convidadas.
Indicada para: Chá tradicional com a presença de amigas e parentes.
Como brincar: Prepare algumas cartelas que ao invés de números terão itens relacionados ao casamento, como por exemplo: uma coluna poderá conter nomes de lugares para a lua de mel, a outra acessórios da noiva, etc. As regras são as mesmas do bingo comum. Ganha quem fechar primeiro a coluna vertical, transversal ou horizontal. O prêmio maior fica para quem fechar a cartela inteira primeiro. O único problema é que esta brincadeira é um pouco trabalhosa, afinal, as organizadoras terão que passar um bom tempo preparando as cartelas e pensando nos itens.

Dica 1: Para facilitar esta tarefa, utilize o Microsoft Excel, ou nós fazemos tudinho pra você!

Dica 2: Separe alguns prêmios para dar às vencedoras – ex: para chá-de-cozinha poderá ser itens de cozinha, tais como: uma colher de pau, um espremedor de alho, coisas simples. No caso dos chás temáticos, escolha alguma coisa que tenha a ver com o tema, mas tudo bem baratinho!

 

Quem é a minha metade?
Boa para: Entrosar os amigos e quebrar o gelo.
Indicada para: Festa com bastante convidados, onde estarão presentes os amigos do noivo e da noiva ou os amigos e amigas da noiva.
Como brincar: Antes do chá começar, os organizadores deverão fazer uma lista de pares famosos, como: Romeu e Julieta, Marge e Homer Simpson, Sansão e Dalila, queijo e goiabada, etc. e escrever cada nome em um papel adesivo. Assim que os convidados chegarem os organizadores os receberão com um tapinha nas costas para colar o papel para que todos (menos a pessoa) possam saber quem ela é.
O objetivo do jogo é encontrar sua metade e para isso a pessoa terá que perguntar a outras algumas coisas do tipo: “Eu sou um herói?” “Sou uma comida?”, ” Eu ainda sou vivo”, etc. O jogo não acaba até que todos tenham encontrado seu par.

 

Preview da Lua-de-mel
Boa para: Dar muitas risadas, surpreender a noiva.
Indicada para: Chá-de-cozinha / chá-de-panela / chá-de-lingerie
Como brincar: Enquanto a noiva abre os presentes, uma das organizadoras vai anotando seus comentários sem que ela perceba. Por exemplo: “Aiii que lindo!!!!!”, “Nossa, era disso que eu precisava!”, “Adorei, mas você vai precisar me ensinar como isso funciona!”. Quando todos os presentes tiverem sido abertos, ela lê os comentários da noiva para todas, interpretando de uma forma “sexy” como se fossem coisas ditas durante a noite de núpcias.Dica: Se a noiva for muito tímida, esqueça!

 

Sua vida será
Boa para: Entrosar os amigos e divertir os convidados.
Indicada para: Festa onde estarão presentes os amigos do noivo e da noiva ou os amigos e amigas da noiva.
Como brincar: Uma das organizadoras da festa deverá escrever vários papéis com situações que poderão ocorrer durante a vida do casal. Estes papéis serão distribuídos entre casais escolhidos por ela para representar a cena, por exemplo: “Ele telefona do serviço no dia do aniversário dela dizendo que tem uma reunião de negócios”. O casal deverá representar a situação enquanto o noivo e a noiva apenas observam. No final de cada apresentação os noivos darão uma nota e o casal que obtiver maior pontuação ganha um brinde.Obs: Na hora da representação vale tudo: usar objetos, fazer penteados, usar acessórios, etc.

 

Classificados
Boa para: Dar muitas risadas, divertir as convidadas.
Indicada para: Chá-de-cozinha / chá-de-panela / chá-de-lingerie
Como brincar: Ao chegar, cada convidada recebe uma folha de papel contendo no topo um espaço em branco seguido de “à venda” :___________ à venda. A organizadora deve pedir para que cada uma preencha o espaço com o nome de algo que tem encostado em casa e gostaria de vender: cafeteira, roupas usadas, carro, etc. Ao escolher, a pessoa deve montar um pequeno anúncio descrevendo as qualidades do produto e seu estado de conservação. Quando todas finalizarem a tarefa, peça para que formem uma roda e, ao ler os seus anúncios, sempre que aparecer o nome do produto, elas devem substituí-lo pelo nome do noivo.

 

Telefone sem fio (NOVA)
Boa para: Divertir os convidados e dar boas risadas.
Indicada para: Chá-de-cozinha / chá-bar / chá-de-lingerie
Como brincar: Uma das organizadoras deve escrever em um papel algumas frases que dizem algo sério sobre a noiva e sobre o noivo. Quando todos estiverem presentes, peça para que sentem um ao lado do outro, formando uma fila ou círculo. A organizadora irá dizer a primeira frase no ouvido da primeira pessoa da fila que deverá passá-la adiante até chegar no último participante. Este irá repetir em voz alta o que ouviu. Na próxima rodada, o último da fila será o primeiro a ouvir a frase e passar adiante.Obs: Procure criar frases grandes. Ao longo da fila muitos vão entender mal, trocar palavras, esquecer pedaços da frase e o resultado serão muitas risadas quando todos ouvirem a frase distorcida.

 

 

 

C A S A R
 • As tabelas, parecidas com as de bingo, possuem as mesmas palavras distribuídas em ordens diferentes. Os campos são editáveis para que você possa fazer outras diferentes das 4 que montamos.• Distribua as tabelas e comece a ler a lista das palavras utilizadas. Cada convidada deverá fazer um X no lugar onde se encontra a palavra mencionada. Ganha quem primeiro completar cinco itens na vertical, horizontal ou diagonal. Continue até acabarem os prêmios.DICA: Você pode incluir mais palavras, de forma que nem todas apareçam em todas as tabelas. Isso irá dificultar o jogo e torná-lo mais interessante. Lembre-se de anotar todas as palavras utilizadas para ler ou sortear na hora da brincadeira.
 Editar e imprimir a brincadeira CASAR (uma folha para cada 4 pessoas)
 

 

 DESEMBARALHE AS PALAVRAS

• São 20 palavras relacionadas ao casamento completamente embaralhadas.

• Distribua as folhas para os convidados (viradas para baixo). Quando todos estiverem com a sua folha na mão, peça para que desvirem e comecem. Marque o tempo. Quem terminar primeiro e acertar todas as palavras (observe que algumas estão no plural) ganha o prêmio.

 Imprimir a brincadeira DESEMBARALHE (uma cópia para cada participante).
 Imprimir as respostas da brincadeira DESEMBARALHE (apenas uma cópia para você).