Recado Para Orkut - Dia do Beijo: 1

 

Isso mesmo, hoje (13/04), comemora-se o Dia Mundial do Beijo. Você sabia disso? Não que alguém precise dessa desculpa para beijar, não é  mesmo? Mas se é para celebrar, então, beijoqueiros de plantão estejam a postos e vamos celebrar! E você sabia que beijar queima calorias? Pois é! E ainda ativa a circulação sanguínea, que melhora a hidratação da pele, e, ainda, os médicos dizem que é bom para combater a fadiga e o estresse. Para completar, ainda diminui a acidez da boca, ajudando a prevenir contra as cáries. Então é isso, prepare-se para beijar muuuuuuitoooooo! (e NÃO estou me referindo SÓ a beijo na boca, mas no rosto, na mão…porque beijo não é só entre namorados e marido e mulher, mas também entre amigos, pais e filhos e quem mais quiser beijar, não é mesmo?).

 

O_Beijo_Alfred_Eisenstaedt

 

Apaixonado, afetuoso, abençoado, entre namorados, entre amigos, de mãe para filho, da filha para o pai, beijo de bom dia, beijo de adeus, beijo de juras eternas de amor.

 

Foto: Reprodução Reprodução

O beijo de Judas em Jesus retratado no quadro
"A prisão de Cristo" (1602), do pintor italiano Michelangelo Caravaggio

Um pouco de história

Ao longo dos séculos, no entanto, beijar representou muito mais do que um gesto de carinho. Entre os hebreus, o beijo era afetuoso e realizado nas saudações. Também marcava reconciliação ou perdão. Foi também com um beijo que Judas identificou Jesus aos seus perseguidores. ("Jesus, porém, lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho de Deus?" – Lucas, 22:48)
O beijo entre os persas simbolizava a classe social. Homens do mesmo padrão de vida se beijavam na boca. Se um dos homens era de classe inferior, o beijo era dado no rosto. Se a diferença de classe era muito grande, o mais pobre se ajoelhava diante do mais rico. Na Idade Média (séculos V a XV), o "beijo da paz", que simbolizava caridade, era usado em muitos rituais como um gesto elitista e exclusivo aos homens. Também marcava o acordo entre senhores feudais e seus vassalos.
A partir do Renascimento, o beijo na boca deixou de fazer parte dos ritos oficiais e sagrados e se tornou exclusivo dos amantes. Na Igreja Católica, os beijos sagrados ficaram restritos aos dados pelos fiéis ao padre no altar; o beijo entre os recém-casados ao final da cerimônia; e o gesto consagrado pelo Papa João Paulo II de beijar o solo de cada país que desembarcava.

 

 

UM POEMA PARA BEIJAR…

DIA DO BEIJO

Neida Rocha

Coisas que gosto de fazer

entre elas, uma é beijar.

Outra coisa é escrever

e de você sempre lembrar.

Beijo tem gosto de quero mais

pois não basta um somente.

Beijo sempre e jamais

fico só com um, contente.

Até hoje se questiona

porque os olhos fechar,

não sei se por vergonha

ou para outro imaginar.

Pergunto a mim mesma,

onde se ensina a beijar,

mas logo eu respondo:

isso vem com a natureza

escondida em algum lugar.

Na escola não se aprende

ou em qualquer outro lugar,

mas o beijo é a semente

que todos querem ver brotar.

Se quiseres conhecer

não adiante explicar

pois beijar só aprende

cada vez que praticar.

Um conselho dou agora

preste muita atenção,

pois o beijo é a causa

de alguma confusão.

 

 

Além do Dia do Beijo, neste 13 de abril também se comemora o Dia do Jovem, o Dia do Office-boy e o Dia do Hino Nacional Brasileiro. Difícil é encontrar alguém que comemore tudo de uma vez: um jovem office-boy que goste de beijar ao som de “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas…

 

É, beijar faz bem! Então, comemore seu 13 de abril e Feliz Dia do Beijo!

E BJOKSSSS PRA VC’S….